Nutrição Pré-concepcional Para Aumentar Sua Fertilidade

Uma alimentação adequada e equilibrada é essencial para o sucesso da concepção e desenvolvimento da gestação. Por outro lado, existem produtos e “alimentos” que, quando consumidos, podem interferir na saúde reprodutiva.

Existem nutrientes que são conhecidamente importantes para a saúde reprodutiva, como o zinco, que contribui para a produção de sêmen e regulação da testosterona nos homens e estão ligados à uma ovulação adequada nas mulheres. Estudos também observam que a falta do zinco afeta a fertilidade tanto da mulher quando do homem.

Com isso, é interessante sempre manter uma dieta que contenha frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e produtos lácteos para fornecer uma ingestão diária recomendada de vitaminas e sais minerais.

Algumas sugestões para uma nutrição saudável antes da concepção:

  • Ácido Fólico: é recomendado que mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar recebam 400 microgramas (0,4 miligramas) de folato ou ácido fólico por dia. Esse suplemento ajuda a reduzir o risco de defeitos congênitos do tubo neural, como espinha bífida. Vegetais folhosos, verde-escuros (como o espinafre), frutas cítricas, nozes, legumes, cereais e pães integrais são excelentes fontes de ácido fólico.
  • Cálcio: é recomendado que mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar recebam pelo menos 1.000 mg (três copos de leite desnatado) de cálcio por dia. Iogurte desnatado, salmão enlatado, sardinha, arroz e queijo são excelentes fontes de cálcio.
  • Suplementos e Vitaminas: Além de uma dieta saudável, muitos profissionais de saúde recomendam o uso de suplementos para que seja consumido todos os nutrientes necessários para uma gestação saudável.
  • Cafeína: como a cafeína dificulta a capacidade de absorção de ferro e cálcio, é interessante evitá-la.
  • Adoçantes artificiais, álcool, drogas recreativas e cigarros devem ser evitados e podem interferir na saúde gestacional e na fertilidade.